-
Arquitetos: Steimle Architekten
- Área: 3640 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Brigida González
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como se fosse extraída de uma única peça de arenito vermelho, a estrutura monolítica do novo quartel de bombeiros está posicionada paralelamente à rodovia B9. O volume se afirma de forma independente ao mesmo tempo em que interage com as ruas ao redor. De acordo com o lema - "mostre o que você faz" - o corpo de bombeiros ocupa o platô funcional e flexível com suas operações diárias. O cubo está harmoniosamente incorporado em seu novo local com conexões de tráfego ideais e cumpre sua importância como o prelúdio e entrada sul para a cidade de Germersheim.
O projeto arquitetônico confere ao novo prédio uma identidade e atende aos requisitos de uma edificação orientada para o futuro. O conceito de projeto responde às crescentes tarefas do corpo de bombeiros voluntários de Germersheim, bem como aos requisitos funcionais de um quartel moderno que está preparado para o desenvolvimento de novas tarefas relacionadas à tecnologia e ao equipamento de veículos.
A estrutura simples e flexível acomoda os diferentes usos e está orientada para os processos dinâmicos e procedimentos do corpo de bombeiros. Dependendo das mudanças nos requisitos, os usos complexos são estruturados e combinados funcionalmente, levando em consideração as respectivas necessidades. Com base na cooperação intercomunal, o prédio também abrange as tarefas do Centro de Serviço Norte e é o ponto de contato para os corpos de bombeiros no distrito norte de Germersheim. O acesso principal ao prédio é feito através do espaçoso hall situado à nordeste.
O ambiente de dois andares, completamente envidraçado, não serve apenas como um espaço acolhedor, mas também como uma área de exposição para o histórico caminhão de bombeiros de Germersheim. A grande garagem de veículos com seus 18 espaços de estacionamento está voltada para sudeste e é cercada dos dois lados por cubos maciços. As paredes externas dos cubos, que se inclinam em direção à garagem, juntamente com o telhado inclinado do toldo, formam uma moldura escultural poligonal nas entradas da garagem. O centro de operações e a administração estão diretamente conectados ao hall e à garagem de veículos ao leste, com vista para o espaçoso pátio.
Toda a extensão da garagem de veículos está conectada ao norte com as oficinas, os armazéns associados, a área de proteção, a área de cuidados com as roupas, os serviços de emergência e as salas sociais. Em caso de alarme, os serviços de emergência podem acessar essas salas diretamente pelo estacionamento atrás. A lavanderia no noroeste também pode ser usada para atravessar o prédio.
A área de treinamento no andar superior é acessível tanto pelo hall quanto pelo terraço. O terraço atribuído às salas de treinamento oferece um refúgio para os serviços de emergência e para participantes do treinamento ao mesmo tempo. Elementos de concreto simples e avermelhados marcam o volume e levam sua estrutura interna para o exterior. Aqui, o concreto como material atemporal e durável, com sua robustez, representa o uso funcional do corpo de bombeiros. O concreto isolante monolítico personifica essa funcionalidade, que se reflete na compacidade e clareza do edifício.